Senador protocola CPI para investigar crime organizado no país

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou, nesta quinta-feira (6/2), requerimento a fim de criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o crime organizado no país. Agora, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), precisa autorizar a instalação do colegiado.

Um requerimento para criar uma CPI no Senado precisa de pelo menos 27 assinaturas para ser protocolado, número alcançado pelo senador.

O colegiado deverá investigar o funcionamento e o financiamento dessas organizações, como facções criminosas e milícias, além de propor medidas legislativas para o combate mais efetivo ao problema.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 47,3 mil mortes violentas intencionais em 2022, o que resulta em uma taxa de 23,3 homicídios por 100 mil habitantes.

“As facções criminosas e as milícias expandiram a atuação sem que houvesse uma resposta coordenada e eficiente do Estado. Não podemos continuar assistindo à escalada da violência e ao fortalecimento do crime sem reagir”, defendeu Vieira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.