Vídeo mostra óvulo emitindo luz no momento da fecundação. Assista

Você sabia que o óvulo emite luz no momento em que é fecundado pelo espermatozoide? Um vídeo compartilhado nas redes sociais pela médica ginecologista Camylla Felipe Silva, de São Paulo, viralizou ao mostrar o fenômeno, conhecido como centelha de zinco.

A gravação, publicada no Instagram em 20 de janeiro, ultrapassou 5 milhões de visualizações. O brilho visto no vídeo ocorre devido ao aumento de cálcio no óvulo no momento da fecundação, que desencadeia a liberação de zinco.

“Quando o zinco é solto, prende-se a pequenas moléculas que emitem uma fluorescência captada por câmeras microscópicas”, explica Camylla, que é especialista em reprodução humana pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Maior qualidade do óvulo

A ginecologista Bárbara Freyre, da Clínica Trinitá, em Brasília, destaca que esse fenômeno ocorre no momento da fusão das membranas do óvulo e do espermatozoide.

“São liberados íons de zinco que formam um flash visível apenas na microscopia de fluorescência. O processo foi identificado pela primeira vez em estudos em 2005. Ele tem uma função protetora, evitando a fecundação por mais de um espermatozoide“, esclarece Bárbara.

Segundo a médica, pesquisas indicam que quanto mais intensa a liberação de zinco, maior é a qualidade do óvulo e maior a chance de desenvolvimento de um embrião cromossomicamente normal.

“Esses estudos ainda estão em fases iniciais mas, se aprofundados, podem contribuir para avanços nas técnicas de reprodução assistida e na melhora da qualidade dos embriões”, conclui Bárbara.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.