Hugo Barbosa e o último desejo realizado: voltar para casa

No dia 24 de janeiro, Hugo embarcou para casa, em RecifeDivulgação/HC Unicamp

Hugo Barbosa Ferreira dos Santos tinha um desejo simples, mas profundo: voltar para Recife, a cidade que tanto amava. Após meses internado no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, sob os cuidados das equipes de Oncologia, Cirurgia do Trauma e Cuidados Paliativos, ele conseguiu realizar seu último sonho, graças a um esforço coletivo marcado pela empatia e dedicação.

Com a saúde fragilizada, Hugo recebeu o apoio do Projeto Wishes, que viabiliza os últimos desejos de pacientes em fase terminal. A equipe de Cuidados Paliativos do HC da Unicamp conseguiu garantir sua transferência para um hospital em Recife, onde ele poderia passar seus últimos dias ao lado da família. No dia 24 de janeiro, Hugo embarcou para casa, acompanhado pela médica voluntária Letícia Costa.

Na madrugada do dia 4 de fevereiro, ele faleceu, mas não sem antes sentir novamente o calor da sua terra natal. Seu irmão, Lúcio, expressou a gratidão da família em uma mensagem emocionante enviada à equipe do hospital:

“Vocês compartilharam o nosso dor e realizaram o sonho de Hugo, que era voltar para casa. Não temos como pagar, a não ser com a nossa amizade e gratidão eterna. obrigado a cada um de vocês, anjos que Deus enviou para nos ajudar a atravessar esse rio de águas turbulentas e possibilitar uma passagem segura para Hugo.”

O poder do cuidado até o fim

A médica intensivista e paliativista Cristina Terzi, responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos do HC da Unicamp, ressalta que a morte é uma certeza para todos, mas a forma como viver os momentos finais pode fazer a diferença em todos.

“Quando o cuidado paliativo é bem feito, conseguimos modificar o fim de vida para que o paciente tenha o menor sofrimento possível e possa vivenciar momentos que não teve oportunidade antes.”

E Hugo viveu. Antes de ser internado em Recife, ele teve a chance de sentir a areia sob os pés e saborear uma água de coco à beira-mar. Pequenos gestos que carregam um significado imenso.

A enfermeira Roberta Antoneli Fonseca reforça a importância de falar sobre cuidados paliativos e respeito aos desejos de cada paciente. “A história de Hugo representa mais um legado deixado e o resultado de um esforço coletivo para realizar o último desejo de alguém.”

Projeto Wishes

Criado para fortalecer os valores do HC Unicamp, o Projeto Wishes busca humanizar o atendimento e proporcionar momentos de felicidade para pacientes em fase terminal. Desde a sua criação, a iniciativa já ajudou a realizar muitos sonhos, como o de Hugo.

“A história do Hugo é mais uma que temos pra contar e mostrar o grande significado da vida. Há um grupo muito grande de pessoas que integram esse projeto e queremos que outros se encantem e colaborem conosco para que possam fazer mais ações como essa”, diz Trícia Thomé, relações-públicas do HC da Unicamp e coordenadora do Projeto Wishes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.