Atuação de Zanin no STF intriga aliados de Bolsonaro

Elogiado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), Cristiano Zanin tem intrigado bolsonaristas após chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF) por indicação do presidente Lula. O entorno de Bolsonaro começou a olhar a atuação do magistrado com simpática curiosidade após o voto contra a descriminalização do porte de maconha, ainda em 2023.

Aliados de Bolsonaro afirmam nos bastidores que Zanin tem fugido do perfil “autoritário” e estruturado suas decisões em critérios “técnicos”, mostrando, por vezes, independência do Planalto. Procurado pela coluna, o senador Flávio Bolsonaro disse não ter críticas à atuação de Zanin no STF, mas ponderou ser “cedo” para uma opinião conclusiva.

“O voto do Zanin nessa questão das drogas foi bem embasado. Não tem nada, que eu me recorde agora, que deponha contra a atuação dele na Corte. Mas talvez seja cedo para fazer uma análise mais profunda. O STF vai analisar o caso do Bolsonaro sobre a tal tentativa de golpe que não aconteceu. Vamos ver se Zanin vai julgar os fatos ou se cederá à pressão do Lula”, disse o parlamentar.

Em entrevista à coluna nesta quarta-feira (5/2), Nikolas Ferreira elogiou Zanin ao compará-lo com outros ministros do STF, como Alexandre de Moraes. “Zanin não é autoritário. Zanin já tomou algumas decisões técnicas e jurídicas boas. Para mostrar que eu não sou um cara que, só porque o PT indicou, vou falar mal”, disse o deputado mineiro.

O chamado “inquérito do golpe” segue sob análise da Procuradoria-Geral da República (PGR), que emitirá seu parecer ao STF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.