Usuários da RTX 5090 reclamam de derretimento de conectores de alimentação

Ninguém espera se deparar com problemas de derretimento de conectores de energia ao comprar uma placa de vídeo, mas é o que está acontecendo com alguns usuários que adquiriram uma Nvidia GeForce RTX 5090. Há quem associe o problema ao TDP elevado dessas placas, mas a Nvidia dá a entender que não isso não ocorre.

Em um dos casos, o usuário ivan6953, do Reddit, relata que comprou uma GeForce RTX 5090 Founders Edition para substituir uma GeForce RTX 4090, modelo da geração anterior. Enquanto rodava Battlefield 5, o jogador sentiu um cheiro de queimado. Ao abrir o PC, se deparou com conectores derretidos.

Neste caso, um possível agravante reside no fato de o usuário ter usado um cabo da Moddiy para conectar a placa de vídeo ao computador, não o que foi fornecido junto com a GPU ou com a fonte de alimentação.

Porém, a Moddiy afirma que esse cabo é compatível com as especificações ATX 3.0 e PCIe 5.0, e foi feito para suportar até 600 W. Além disso, ivan6953 afirma que, durante a jogatina, o padrão de consumo da placa estava entre 500 e 520 W.

Outro caso foi relatado pelo canal espanhol Toro Tocho Reviews, no YouTube. O autor do vídeo também se deparou com um problema de derretimento do conector. Mas, aqui, o cabo usado foi o fornecido pelo fabricante da fonte de alimentação.

Falha da Nvidia ou dos jogadores?

Como os casos relatados até o momento são isolados, é difícil dizer. Apesar de as placas de vídeo RTX 50 terem um padrão de consumo energético mais elevado em relação às gerações anteriores, a Nvidia assegurou, na época do anúncio oficial da linha, ter tomado providências para que os conectores de alimentação dessas placas não sofram superaquecimento.

Normalmente, a Nvidia atribui problemas do tipo à conexão inadequada dos cabos, especialmente daquele que tem o conector 12VHPWR, que é o que tem causado problemas.

Do outro lado, os usuários negam. Ainda no Reddit, ivan6953 conta ter usado o cabo cujo conector derreteu por dois anos em sua GPU antiga, da linha RTX 4090. Ele também afirma ter prendido o conector com segurança e esperado pelo “clique” de encaixe para ter certeza da realização correta do procedimento.

Cada caso precisa ser analisado individualmente antes de o dedo acusador ser levantado. Mas o fato é que esses relatos colocam novamente o conector de 16 pinos 12VHPWR no centro de uma polêmica.

Isso porque o conector 12VHPWR já havia sido associado a derretimento de conectores com as placas RTX 4090. Uma das críticas a esse conector envolve o seu design, que supostamente facilita o encaixe incorreto, sem o usuário perceber.

Para diminuir o risco de problemas, alguns fabricantes parceiros da Nvidia, como Zotac e MSI, até adicionam recursos de segurança ao 12VHPWR, como um mecanismo que impede a placa de vídeo de ser ligada se o conector não tiver sido totalmente encaixado. Até o momento, somente a Nvidia usa esse tipo de conexão.

Por ora, não há motivo para alarde, mas convém aos proprietários de uma placa RTX 5090 monitorar o componente com mais atenção por algum tempo.

Com informações de Tom’s Hardware e The Verge

Usuários da RTX 5090 reclamam de derretimento de conectores de alimentação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.