Governo reforma Alvorada enquanto Lula mora em casa de campo

O governo federal iniciou pequenas reformas no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República, enquanto Lula passa uma temporada na Granja do Torto, casa de campo do presidente em Brasília.

Segundo apurou a coluna, ainda no final de 2024, o próprio petista teria pedido a seus auxiliares que fizessem “pequenos ajustes” em determinadas áreas do Palácio da Alvorada.

4 imagens

Enquanto Alvorada é reformado, Lula está morando na Granja do Torto, residência de campo da Presidência

Presidente Lula faz caminhada na Granja do Torto
Presidente Lula segura uma jaca
1 de 4

Residência oficial da Presidência em Brasília, Palácio da Alvorada passa por pequenas reformas

Igo Estrela/Metrópoles

2 de 4

Enquanto Alvorada é reformado, Lula está morando na Granja do Torto, residência de campo da Presidência

Presidência da República

3 de 4

Presidente Lula faz caminhada na Granja do Torto

Reprodução

4 de 4

Presidente Lula segura uma jaca

Reprodução

À coluna, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) evitou usar o termo “reforma” e afirmou que o Alvorada passa por uma “manutenção corretiva e preventiva”.

“Informamos que não há obras ou reformas no Palácio da Alvorada, mas sim manutenção corretiva e preventiva de caráter contínuo”, disse a Secom em nota enviada à coluna.

Questionado, o Palácio do Planalto não informou que áreas específica do Alvorada passam por “manutenção” e o custo das obras, que são bancadas com dinheiro público.

Lula em duas casas

Segundo auxiliares, a intenção de Lula é ficar entre a Granja do Torto e o Alvorada até o fim do seu mandato, em 2026. O petista considera a residência de campo mais aconchegante.

O presidengte já vem despachando da Granja do Torto desde dezembro de 2024. O petista passou as festas de final de ano na casa de campo. A última reunião ministerial, no dia 20 de janeiro, também foi feita do local.

Segundo ministros, a preferência de Lula por despachar na Granja do Torto em alguns dias se deve ao fato de conseguir ter um controle maior de sua agenda na casa de campo do que quando despacha do Planalto.

Assessores presidenciais afirmam que, no Planalto, palácio que funciona como sede oficial da Presidência, Lula costuma ser mais “interrompido” por auxiliares e aliados, por ter um acesso mais fácil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.