Centros de Educação Infantil são investigados por irregularidades na merenda escolar em Blumenau

Centros de Educação Infantil

O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau e um vereador da cidade denunciaram irregularidades na merenda escolar oferecidas em dois Centros de Educação Infantil. Os CEIs de Blumenau que estão sendo avaliados pelo MPSC e a Promotoria são o Anilda Batista Schmitt, no bairro Fortaleza, e o Paulo Freire, na Itoupava Central.  

Os relatos são sobre a falta de insumos, ausência de profissionais capacitados para a manipulação de alimentos e a inadequação das condições estruturais para o preparo das refeições. Além disso, há relatos de que diretores escolares precisaram assumir a função de preparar as refeições.

“Também recebemos algumas informações demonstrando condições precárias das cozinhas dessas unidades escolares, situação que pode comprometer a segurança alimentar dos estudantes e exigir a adoção de medidas para assegurar a regularidade do serviço”, afirma Patrícia Castellem Strebe, promotora de Justiça, em nota.

Conforme a nota divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina nesta terça-feira, 11, isso evidencia uma possível precarização do serviço de alimentação escolar. 

As denúncias esclarecem que, desde que ocorreu uma rescisão contratual da empresa que prestava o serviço e a contratação emergencial de outra empresa, há preocupação com a regularidade da merenda ofertada nas escolas.

A 4ª Promotoria de Justiça de Blumenau enviou um ofício ao Conselho de Alimentação Escolar para que, em 10 dias úteis, informe sobre o acompanhamento da transição contratual entre as empresas, a elaboração do cardápio e outras informações sobre o serviço. 

Além disso, também contatou a Vigilância Sanitária Municipal para uma inspeção ser feita nas cozinhas dos CEls Anilda Batista Schmitt e Paulo Freire em até 48 horas. Será verificado as condições de armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, assim como a capacitação dos profissionais envolvidos. 

A Secretaria Municipal de Educação e os centros educacionais envolvidos na investigação foram contatos para apresentarem, em até 48 horas, a documentação comprobatória da merenda fornecida nos CEls, a relação dos manipuladores de alimentos com os certificados de capacitação e informações sobre a supervisão do serviço por nutricionista.

Leia também:

1. Operação “Caixa Paralelo” investiga desvio de mais de R$ 2 milhões em Blumenau
2. Defesa Civil alerta Blumenau e região para nova onda de calor
3. Blumenau tem últimos dias para pagamento da cota única de IPTU com 5% de desconto
4. GALERIA – Após restauração, veja como ficou o auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau
5. FURB bate recorde histórico de matrículas dos últimos 10 anos


Veja agora mesmo!

Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes:

Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias

The post Centros de Educação Infantil são investigados por irregularidades na merenda escolar em Blumenau appeared first on O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.