“Chegou minha vez”: passageiro relata desespero em avião que falhou

São Paulo — Heitor Spirandelli, de 42 anos, um dos passageiros do avião da Azul que abortou uma decolagem na noite da última terça-feira (11/2), detalhou ao Metrópoles a situação de desespero vivida no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.

Segundo ele, enquanto o piloto da aeronave, que tinha como destino o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, freava “como se tivesse uma criança atravessando a pista”, os passageiros gritavam ao choros e começaram a “pedir para Deus”.

“Eu achei em princípio que tivesse alguma coisa para se chocar com a gente”, revelou Heitor. Ele ainda completou dizendo que pensou nas notícias recentes envolvendo acidentes aéreos: “Eu falei ‘pronto, chegou a minha vez, eu vou morrer aqui”‘.

De acordo com Heitor, que iria para uma viagem a trabalho na capital fluminense, a aeronave já estava muito rápida quando o piloto começou a frear.

Neste momento, ele se lembrou da recente fala da comissária de bordo para ficar em posição de emergência, abaixado e com a testa no joelho.

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Avião aborta decolagem devido a problema com medidor de velocidade e altitude

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Equipe médica precisou ser acionada após sustos de passageiros com falha em decolagem

Arquivo pessoal

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Avião aborta decolagem devido a problema com medidor de velocidade e altitude

Arquivo pessoal

Após o ocorrido, o piloto conseguiu manobrar a aeronave para fora da pista. Posteriormente, ele precisou acionar os paramédicos do aeroporto, já que uma senhora passou mal com toda a situação.


Falha na medição de velocidade e altitude

  • Ao Metrópoles, o passageiro relatou que após o atendimento médico recebido pela senhora, o piloto acionou uma equipe de técnicos.
  • Os profissionais entraram na cabine do comandante e após uma análise constaram uma falha no equipamento que media a velocidade e a altitude do avião.
  • Após cerca de uma hora, o problema foi resolvido e voo seguiu para o seu destino final, no aeroporto Santos Dumont.
  • “Ele [piloto] estava cumprindo com os trâmites burocráticos de informação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o erro no sistema, mas que o equipamento já tinha voltado a funcionar e que tinha recebido autorização para seguir. Ele falou que ia fazer de tudo para minimizar o atraso”.
  • O atraso foi inevitável, mas segundo o depoimento de Heitor, os passageiros receberam cerveja de graça.

Em nota, a administração do aeroporto de Viracopos afirmou que não comenta sobre ocorrências envolvendo aeronaves, mas afirmou que o local funcionou normalmente no momento do ocorrido.

A companhia aérea da Azul também foi questionada e alegou não ter registros de qualquer ocorrência e que o voo teria saído no horário planejado.

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