CBF anuncia saída de Seneme e novidades na comissão de arbitragem

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, anunciou, nesta quinta-feira (13/2), a saída do atual presidente da comissão de arbitragem da entidade, Wilson Seneme, e também uma reestruturação na arbitragem brasileira.

Foi anunciada uma nova comissão multidisciplinar e técnica. Trata-se do Comitê Consultivo de Especialistas, que terá como consultores os ex-árbitros estrangeiros Nestor Pitana, que apitou a final da Copa do Mundo de 2018, e o italiano Nicola Rizzoli, que comandou a final da Copa do Mundo de 2014. O outro nome é o brasileiro Sandro Meira Ricci. A ideia é que seja feita uma avaliação semanal da arbitragem.

A Comissão de Arbitragem da CBF passa a ter a gestão de uma equipe técnica multidisciplinar, que será coordenada por Rodrigo Cintra, e terá nomes conhecidos do futebol brasileiro, como Luís Flávio Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

A união entre o Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais e a Comissão de Arbitragem da CBF é uma iniciativa inédita com essa metodologia no mundo, de forma contínua com o seu calendário.

Outras novidades importantes anunciadas foram a criação da Escola Nacional de Arbitragem e também a criação de um ranking nacional de arbitragem, uma iniciativa que passa a ser válida já neste semestre.

Profissionalização

Ednaldo prometeu muitos esforços para que a arbitragem brasileira seja profissionalizada nos próximos dois anos.

“De agora a até 24 meses, queremos ter um projeto bem estruturado e discutido, para que a CBF possa apresentar à Câmara e ao Senado aquilo que já está na lei há muito tempo, mas não houve regulamentação, da tão sonhada profissionalização da arbitragem”, afirmou.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.