Comissão de Arbitragem da CBF usará ranking para fazer escala de jogos

A Confederanção Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nessa quinta-feira (13/2) mudanças estruturais no comando da arbitragem do futebol brasileiro. Com a saída de Wilton Seneme da chefia de arbitragem, a entidade anunciou a criação de uma comissão responsável por coordenar o setor.

Além da criação de uma Comissão de Arbitragem, um ranking de árbitros também será montado. A ideia da classificação é saber quais profissionais estão em melhor momento para montar a escala dos jogos dos campeonatos da CBF. A iniciativa será colocada em prática ainda no primeiro semestre de 2025.

As avaliações dos árbitros para manutenção do ranking serão feitas pela Comissão de Arbitragem ao longo da temporada. A atualização periódica da classificação será realizada para demonstrar quais profissionais estão em melhor momento para atuar em partidas oficiais.

“O ranking nos dá um balizamento para que nós possamos escalar os melhores árbitros naquele momento. Vários elementos vão nos conduzir para sabermos quais são os top-10, os top-20, os top-30, os top-100, para que nós possamos encaixá-los dentro dessas linhas de designação para as partidas”, explicou Rodrigo Cintra, coordenador da Comissão de Arbitragem.

Comissão de Arbitragem

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, anunciou, nesta quinta-feira (13/2), a saída do atual presidente da comissão de arbitragem da entidade, Wilson Seneme, e também uma reestruturação na arbitragem brasileira.

Foi anunciada uma nova comissão multidisciplinar e técnica. Trata-se do Comitê Consultivo de Especialistas, que terá como consultores os ex-árbitros estrangeiros Nestor Pitana, que apitou a final da Copa do Mundo de 2018, e o italiano Nicola Rizzoli, que comandou a final da Copa do Mundo de 2014. O outro nome é o brasileiro Sandro Meira Ricci. A ideia é que seja feita uma avaliação semanal da arbitragem.

A Comissão de Arbitragem da CBF passa a ter a gestão de uma equipe técnica multidisciplinar, que será coordenada por Rodrigo Cintra, e terá nomes conhecidos do futebol brasileiro, como Luís Flávio Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.