Linha 1-Azul do Metrô de SP terá trecho interrompido no fim de semana

São Paulo — O Metrô de São Paulo informou que no sábado (15/2) e domingo (16/2) a linha 1-Azul terá sua operação interrompida no trecho entre as estações Vergueiro e Japão-Liberdade, na região central da cidade, devido às obras de construção da linha 6-Laranja. A estação São Joaquim, que fica no meio do trajeto, será fechada durante toda a operação comercial.

A estação São Joaquim estará fechada pois o tatuzão (galeria abaixo) da Acciona, empresa responsável pela construção da nova linha, passará por 24 metros de profundidade sob as estruturas da linha Azul.

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Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô

Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô
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Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô

foto colorida mostra tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô de SP – Metrópoles

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Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô

Divulgação/Governo do Estado de SP

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Tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô

Divulgação

 

No último dia 9 de janeiro, a máquina tuneladora concluiu a escavação dos túneis da linha 6-Laranja ao chegar na estação São Joaquim, que é a última do trecho sul do ramal.

Os trens da linha 1-Azul vão funcionar em formato de carrossel, ou seja, por ambas vias, em dois trechos distintos. No sábado e no domingo, a circulação será no trecho sul, de Jabaquara a Vergueiro, e no trecho norte, de Japão-Liberdade a Tucuruvi. Nas estações Vergueiro ou Liberdade, os passageiros devem retirar uma senha com um funcionário do metrô, que possibilitará a utilização dos ônibus Paese sem nova cobrança de passagem. Os ônibus especiais obedecerão às paradas de embarque e desembarque também na estação São Joaquim.

Aos que optarem por realizar o trajeto entre Vergueiro e Japão-Liberdade a pé, será necessária a retirada da senha do Paese na estação de desembarque para acessar o novo sistema sem outra cobrança. Na segunda-feira (17/2), a operação volta ao normal.

Linha 6-Laranja do Metrô

A linha 6-Laranja tem orçamento estimado em R$ 19 bilhões, e vai ligar a região da Brasilândia, na zona norte da capital, até a estação São Joaquim, no centro. A projeção é que o tempo de viagem entre os dois pontos caia de 1h30 para 30 minutos.

As obras já alcançaram 60% de conclusão. No final do segundo semestre de 2026 será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as estações Brasilândia e Perdizes. O restante da linha, entre as estações Perdizes e São Joaquim, deve ser entregue no final do segundo semestre de 2027.

A linha 6-Laranja também terá conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante.

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