Valentine’s Day: veja 5 dicas para não cair no golpe do amor

No dia 14 de fevereiro, é comemorado o Dia de São Valentim, também conhecido como dia dos namorados nos Estados Unidos e países da Europa.

E apesar de ser uma data em que se celebra o amor, golpistas se aproveitam da carência emocional para aplicar golpes, como o estelionato amoroso.

Os golpes costumam iniciar em aplicativos de relacionamento, como o Tinder, Bumble e Happn. Então, após conquistar a confiança, o golpista passa a fazer promessas de vantagens financeiras. Confira como você pode se proteger:

  • Para conferir se um perfil é real, faça uma busca reversa da foto no Google Images. Se a imagem aparecer em vários perfis diferentes, há um risco grande de ser fraude.
  • Golpistas costumam apressar os relacionamentos, então, um comportamento comum, é o conhecido “love bombing”, que pode se manifestar a partir de elogios excessivos para criar um vínculo emocional rápido.
  • Peça para fazer uma chamada de vídeo. Muitos golpistas evitam contato ao vivo para não serem desmascarados.
  • Nunca transfira dinheiro para um flerte digital. Nos casos apurados pela Operação Smith, golpistas fingiam enviar presentes e pedir dinheiro para pagar supostas taxas alfandegárias. Caso aconteça, entre no site dos Correios ou da Receita Federal para verificar a veracidade.
  • Evite falar informações pessoais ou de amigos e familiares para evitar futuras vítimas.

Relembre caso que movimentou R$ 24 milhões

Em dezembro, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou a Operação Smith e prendeu um homem suspeito de movimentar quase R$ 24 milhões nos últimos três anos com o “golpe do amor” ou “golpe do falso militar americano”.

Uma moradora de Águas Lindas (GO) narrou ter sido vítima do golpe, no qual criminosos se passavam por um militar americano e, após ganharem a confiança das vítimas, pediam grandes quantias como pagamento de taxas alfandegárias de presentes que eles teriam enviado do exterior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.