Kataguiri ironiza prisão de Oruam e compara com situação de Al Capone

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) ironizou, nesta quinta-feira (20/2), a razão pelo rapper Oruam ter sido detido e levado à delegacia no Rio de Janeiro. Como a Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou ao Metrópoles, o artista foi autuado em flagrante por direção perigosa.

“Pegarem ele por direção perigosa é quase como Al Capone sendo preso pelo imposto de renda”, comparou Kataguiri em conversa com o Metrópoles.

Kim Kataguiri propôs, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei nos moldes da proposta que ficou conhecida como “lei Anti-Oruam”, que proíbe incentivo ou apologia ao consumo de drogas, crime organizado ou condutas criminosas em eventos custeados pelo poder público.

Oruam é rapper e filho do traficante Marcinho da VP, líder da facção Comando Vermelho. Ele foi parado numa blitz da Polícia Militar, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Foi algemado e levado a uma delegacia próxima.

De acordo com nota enviada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, ele pagou fiança para ser liberado, mas o valor não foi informado.

Quem é Al Capone e porque ele foi preso

Alphonse Gabriel “Al” Capone (1899 – 1947) foi um dos maiores e mais famosos gângsters da história dos Estados Unidos. Na época em que vigorou uma Lei Seca no país que proibia a venda de qualquer bebida alcoólica, ele fez fortuna com contrabando. Mas também agiu em outras diversas atividades criminosas e construiu um império.

Apesar disso, foi preso por ter fraudado o Imposto de Renda.

Essa história é contada em diversas obras de história e de ficção, como o filme Os Intocáveis, de Brian De Palma, lançado em 1987 com Robert de Niro no papel do criminoso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.