CMN prorroga prazo de pagamento das parcelas de crédito rural

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a prorrogação, para até um ano após o término do contrato, do pagamento das parcelas com vencimento previsto para 2025 das operações de crédito rural contratadas ou renegociadas por agricultores familiares, mini, pequenos e demais produtores rurais.

Para tanto, o produtor rural deverá pedir, até o dia 30 de maio de 2025, a prorrogação do prazo e justificar a sua dificuldade para pagamento das parcelas deste ano.

O conselho, que é formado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento e Orçamento, além do Banco Central (BC), se reuniu em caráter extraordinário nessa quinta-feira (20/2).

O colegiado justificou que a decisão foi feita em razão da continuidade dos efeitos da seca, “que continuam dificultando a recuperação da capacidade de pagamento de vários produtores rurais e agricultores familiares na região da Sudene”.

Segundo o CMN, essa medida vai beneficiar cerca de 60.804 agricultores familiares, além de produtores rurais da região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que foram beneficiados com o crédito e com a renegociação.

São 50.290 operações de crédito rural de custeio e 11.549 operações de investimento, no valor de R$ 941.537.017,93.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.