ENGIE reforça compromisso com um ambiente de trabalho diverso e inovador

ENGIE reforça compromisso com um ambiente de trabalho diverso e inovador

ENGIE reforça compromisso com um ambiente de trabalho diverso e inovador – Foto: Divulgação

O que faz uma empresa ser um excelente lugar para trabalhar? Para a ENGIE Brasil Energia, a resposta vai além de boas condições e benefícios. O reconhecimento como Great Place to Work (GPTW) 2024 reflete um ambiente onde inovação, diversidade e desenvolvimento profissional caminham juntos.

Com iniciativas voltadas à inclusão e à capacitação de talentos, a companhia reafirma seu compromisso em construir um espaço onde cada colaborador possa crescer e fazer parte de um futuro mais sustentável.

O que faz da ENGIE um ótimo lugar para trabalhar

O certificado concedido pelo GPTW Institute avalia empresas com base na percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, a relação com líderes e colegas, remuneração e benefícios, além do alinhamento da cultura organizacional com os valores da companhia.

Para que uma empresa receba esse reconhecimento, é necessário que pelo menos 70% dos funcionários avaliem positivamente a organização. Além disso, a jornada de certificação permite identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, por meio de uma pesquisa anônima e sigilosa que analisa o clima organizacional.

Em 2024, a ENGIE Brasil Energia foi destaque nessa avaliação, reafirmando seu compromisso com um ambiente de trabalho acolhedor e alinhado aos princípios de equidade e crescimento profissional. Para a diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia, Luciana Nabarrete, esse reconhecimento reflete o trabalho contínuo da companhia em criar oportunidades reais para seus profissionais.

Mas o que faz da ENGIE um dos melhores lugares para trabalhar? Mais do que benefícios, a empresa investe em uma cultura que valoriza seus talentos, oferecendo oportunidades de crescimento, programas estruturados para inclusão e ações concretas para tornar o mercado de trabalho mais acessível a todos.

Oportunidades para novos talentos

Ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar também significa investir no futuro. Com esse compromisso, a ENGIE Brasil, em parceria com outras empresas do Grupo, como a Transportadora Associada de Gás (TAG) e a Jirau Energia, lançou o Programa de Estágio 2025, convidando jovens talentos a se conectarem com a transição energética e contribuírem para um futuro mais sustentável.

A iniciativa foi voltada para estudantes com formatura prevista entre dezembro de 2026 e julho de 2027, oferecendo uma experiência estruturada para desenvolvimento profissional. Os estagiários selecionados passaram a atuar em diferentes áreas, contribuindo para projetos estratégicos da empresa e ampliando suas habilidades no setor de energia.

Além da experiência prática, o programa reforçou o compromisso da ENGIE com a formação de novos profissionais e o incentivo à diversidade. Em média, na ENGIE, 30% dos estagiários são contratados como colaboradores, após o contrato de estágio, que tem duração mínima de 12 meses.

Para ampliar ainda mais as oportunidades no mercado de trabalho, a empresa mantém o #geraInclusão, um programa voltado à capacitação e ao desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência. A iniciativa busca oferecer suporte técnico, mentorias e experiências práticas em diferentes áreas.

Os participantes passam por treinamentos específicos para fortalecer suas competências e, ao final do programa, integram o banco de talentos da companhia, podendo ser considerados para futuras oportunidades na companhia. Aqueles que não forem efetivados saem mais preparados para novos desafios no mercado.

Com o #geraInclusão, a ENGIE reafirma seu compromisso com um ambiente de trabalho mais diverso e acessível, refletindo a sociedade em seu quadro de colaboradores e fortalecendo a inovação dentro da empresa.

O compromisso da ENGIE com a equidade

A ENGIE Brasil Energia também adota políticas estruturadas para promover um espaço mais inclusivo e equitativo, refletindo os valores do grupo globalmente. A iniciativa Be.U@ENGIE é um exemplo dessa atuação, reunindo diretrizes para garantir um ambiente onde todos possam ocupar espaço e atingir seu potencial.

Com a certificação GPTW 2024, a companhia destaca iniciativas que promovem inclusão, desenvolvimento profissional e equidade de gênero – Foto: ENGIE/Divulgação

Com base em cinco pilares – gênero, raça, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e equidade geracional –, a política visa eliminar barreiras estruturais e ampliar a representatividade dentro da companhia.

Uma das iniciativas que traduz esse compromisso na prática é a Trilha de Carreiras Femininas, com ações que percorrem todas as etapas profissionais da vida da mulher, desde o ensino técnico até a aposentadoria, oferecendo bolsas, cursos, incentivos, treinamentos, oportunidades, entre outras.

A ENGIE também estabeleceu uma meta clara: 50% das vagas em seus programas de estágio técnico, graduação e Jovem Aprendiz são destinadas a mulheres, incentivando maior equidade e inclusão no setor.

Os esforços da empresa já trazem resultados concretos. Entre 2022 e 2023, a participação feminina no quadro de colaboradores cresceu 2,7 pontos percentuais, passando de 26,7% para 29,4%. Esse aumento também foi observado em cargos de liderança, que saltaram de 23,2% para 27,6% no mesmo período. Essas conquistas refletem um trabalho contínuo para equilibrar as oportunidades dentro da organização e criar um ambiente profissional mais diverso e inovador.

Ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar é um reflexo desse compromisso, e a ENGIE sabe que construir um ambiente diverso, sustentável e acessível para todos é um processo contínuo.

Criar oportunidades, incentivar a inclusão e transformar a cultura organizacional em um reflexo mais fiel da sociedade fazem parte da sua atuação diária. Para saber mais sobre as iniciativas da ENGIE, acesse: www.engie.com.br/sustentabilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.