Em situação de emergência, Itajaí abre Central de Dengue para atender população

O espaço ficará no 10° andar do Hospital Marieta. Fotos: Almeri Cezino/Secom Itajaí

A Prefeitura de Itajaí abrirá, no sábado (1º), a Central de Dengue para atender a população, diante do estado de emergência decretado devido ao aumento de casos da doença. A unidade funcionará no 10º andar do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e contará com triagem por inteligência artificial para agilizar os atendimentos.

Os pacientes poderão acessar a triagem online ao chegar à unidade, reduzindo o tempo de espera estimado entre 15 e 30 minutos. O sistema classificará os casos por gravidade, utilizando as cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, para definir a prioridade no atendimento. Aqueles classificados como azul e verde, de menor risco, terão um espaço com cadeiras para aguardar com mais conforto.

A Central contará com 12 leitos de internação e hidratação, sendo quatro para casos graves (vermelhos) e oito para casos moderados (amarelos). Caso necessário, o número poderá ser ampliado para 20 leitos. O objetivo é oferecer atendimento rápido e eficiente para minimizar complicações e reduzir o número de óbitos.

A Secretaria de Saúde informou que todas as medidas estão sendo tomadas para enfrentar o pico da doença, previsto para março. A licitação para contratação de profissionais foi concluída e o município já se prepara para atender cerca de 500 pessoas por dia na nova unidade.

Com o decreto de emergência, a prefeitura busca acelerar processos e reforçar a estrutura de combate à dengue. A população é orientada a seguir medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor e buscar atendimento ao apresentar sintomas.

O post Em situação de emergência, Itajaí abre Central de Dengue para atender população apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.