Saiba qual “chá da moda” combate inflamações e regula o colesterol

Um dos chás mais buscados do momento, o matchá não é conhecido só por seu sabor, mas também por ser um aliado da saúde. De origem japonesa, ele é obtido a partir das folhas jovens da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás verde, preto e oolong.

Diferente destes, porém, matchá é obtido de folhas frescas, secas, desidratadas e moídas, resultando em um pó fino e de cor verde intensa. Esse processo garante uma bebida mais doce e de benefícios mais concentrados que o chá verde.

Enquanto o chá verde é infusionado e coado, no matchá as folhas inteiras são consumidas em um pó, o que aumenta a concentração de nutrientes. O cultivo também é especial: as plantas são protegidas do sol semanas antes da colheita, elevando os níveis de clorofila e aminoácidos, como a L-teanina.

“Este aminoácido tem propriedades relaxantes que melhoram o foco, reduzem o estresse e promovem um estado de relaxamento sem causar sonolência”, disse a nutricionista Thaís Barca, da Clínica CliNutri, em São Paulo, em entrevista anterior ao Metrópoles.

4 imagens

O matcha é preparado com a ingestão total do pó que o compõe, ao contrário de outros chás que costumam ser coados

O matcha é extraído da planta Camellia sinensis, mesma espécie da qual se extrai o chá verde e o chá preto
O matchá é tradicionalmente preparado com água quente, misturado com um batedor de bambu
1 de 4

O matcha tem inúmeras propriedades benéficas para a saúde

Getty Images

2 de 4

O matcha é preparado com a ingestão total do pó que o compõe, ao contrário de outros chás que costumam ser coados

Pixabay

3 de 4

O matcha é extraído da planta Camellia sinensis, mesma espécie da qual se extrai o chá verde e o chá preto

Sitthipong Inthason/EyeEm/Getty Images

4 de 4

O matchá é tradicionalmente preparado com água quente, misturado com um batedor de bambu

Allie Smith/Pexels

Benefícios do matchá

Rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, o matchá ajuda a eliminar toxinas e regular os níveis de colesterol. Segundo a nutricionista esportiva Lia Ribas, de Brasília, a bebida possui até 70 vezes mais antioxidantes que o suco de laranja. Essas substâncias combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças.

Além dos benefícios físicos, o matchá melhora o foco e a concentração, graças à combinação de cafeína e L-teanina. Estudos indicam que o consumo regular pode trazer benefícios nas funções cognitivas, especialmente em idosos.

Outro ponto positivo é que ele pode ser um aliado do emagrecimento. “Ao ser analisado em estudos, ele levou a um aumento de 25% na queima de calorias durante exercícios físicos”, afirma Ribas.

Preparo e versatilidade

Preparar matchá é simples: tradicionalmente, usa-se um batedor de bambu para misturar o pó com água quente, criando uma bebida cremosa e com espuma. Ele pode ser consumido quente ou frio, puro ou com leite. É também usado em drinques, sorvetes, bolos e até pratos salgados.

O valor do matchá é superior ao do chá verde comum devido ao processo artesanal de preparo. Apesar do custo mais alto, as nutricionistas afirmam que os benefícios justificam o investimento para quem busca uma opção saudável e funcional.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.