Jovem aciona FBI após fake news alegarem que ela dormia com o sogro

Mary Kate Cornett, uma estudante universitária norte-americana, está em uma batalha em busca de provar a verdade e até já acionou o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. Isso porque notícias falsas caíram na rede alegando que a jovem estava traindo o namorado com o sogro.

Tudo começou a partir da postagem de uma foto em que Cornett aparece abraçada ao sogro. A imagem gerou uma onda de especulações de que o momento traduzia uma intimidade exagerada. A partir de então, as notícias falsas foram apenas ganhando força, impulsionadas por imagens geradas por inteligência artificial (IA).

“Fui vítima de um ataque cibernético deliberado e coordenado que espalhou informações categoricamente falsas e difamatórias. Capturas de tela parcial e totalmente editadas, vídeos falsos gerados por IA e fotografias manipuladas foram promovidos por participantes irresponsáveis ​​de mídia social e amplificados por milhares de contas falsas”, escreveu Cornett em uma declaração divulgada nas redes sociais.

No relato, a jovem acrescentou que além das mensagens difamatórias, ela ainda está sendo ameaçada. “O mais alarmante é que minhas informações pessoais de contato foram anexadas e compartilhadas ilegalmente em público, colocando minha segurança pessoal em risco. Recebi milhares de chamadas e mensagens de texto de assédio de natureza doentia e demente, algumas das quais sugerem que eu até tirei minha própria vida.”

Mary Kate Cornett e o sogro

O namorado da estudante, Evan Solis, ficou do lado da amada e condenou as alegações de traição. “Os rumores inacreditáveis ​​sobre minha família e a de Mary Kate são inaceitáveis ​​e precisam ser abordados”, ele escreveu em uma postagem no Instagram.

“As acusações são inequivocamente falsas. Além disso, minha fé em meu pai e em nosso relacionamento é inabalável. Ele é totalmente inocente e está sendo injustamente caluniado, sem oportunidade de falar em seu próprio nome antes dessas declarações horrendamente falsas.”

O caso ganhou ainda mais destaque após apresentadores de um programa esportivo nos Estados Unidos comentarem e divulgarem as notícias falsas. Em sua postagem nas redes sociais, Cornett aproveitou para criticar especificamente Pat McAfee, personalidade da ESPN; Antonio Brown, ex-jogador da NFL; e a Barstool Sports por amplificarem as “mentiras completas e absolutas”.

Ao The Post, a ESPN não quis comentar o caso, enquanto o CEO da Barstool Sports, Dave Portnoy, negou que sua empresa tenha tido participação na disseminação da notícia falsa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.