Após aquisição da Tuper, líder do aço compra mais uma empresa em SC

A siderúrgica ArcelorMittal, com sede em São Francisco do Sul (SC), anunciou a compra da Dânica, empresa especializada em sistemas termo isolantes. A negociação ocorre na mesma semana em que a multinacional adquiriu integralmente a Tuper S/A, de São Bento do Sul, uma das maiores processadoras de aço da América Latina.

Após aquisição da Tuper, ArcelorMittal compra Dânica

Após aquisição da Tuper, ArcelorMittal compra Dânica – Foto: Google Maps/Divulgação/ND

Em nota ao ND Mais, a ArcelorMittal confirmou a assinatura do acordo com os acionistas da Dânica. O fechamento da transação, no entanto, ainda depende de condições precedentes e da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Expansão no setor de isolamento térmico

Fundada em 1975, a Dânica é referência em soluções termo isolantes e conta com unidades industriais no Brasil e no México. A aquisição permitirá à ArcelorMittal expandir sua presença regional e consolidar sua atuação nesse segmento.

Nos últimos anos, a Dânica enfrentou dificuldades financeiras, com um pedido de recuperação judicial homologado em novembro de 2023. O plano de reestruturação previa o pagamento de uma dívida de R$ 47 milhões em um prazo de 10 a 20 anos, a depender da classe do credor.

Entre os fatores que impactaram a empresa estão um incêndio em sua principal fábrica, em Aparecida de Taboado (MS), em 2019, e a queda da demanda durante a pandemia.

A empresa possui duas fábricas — uma no Mato Grosso do Sul e outra em Toluca, no México —, além de um escritório central em Joinville.

Compra da Tuper fortalece mercado de aço

Na terça-feira (25), a ArcelorMittal também anunciou a aquisição total da Tuper S/A, concluindo um processo iniciado em 2016, quando adquiriu 40% de participação na empresa. Com a operação, a Tuper passa a ser uma subsidiária integral da multinacional.

ArcelorMittal, com sede em São Francisco do Sul, anunciou a compra da Dânica, empresa especializada em sistemas termo isolantes – Foto: ArcelorMittal/Divulgação/ND

A Tuper, com 54 anos de história, é reconhecida pela produção de tubos de aço carbono, peças automotivas, telhas, andaimes e perfis metálicos. A empresa, localizada no Planalto Norte catarinense, tem capacidade de processamento de até 826 mil toneladas de aço por ano e emprega cerca de 1.800 funcionários.

A compra ainda será avaliada pelo Cade, que deve emitir um parecer sobre a operação em até 90 dias. Segundo a ArcelorMittal, a aquisição reforça sua atuação em segmentos estratégicos do mercado siderúrgico.

Liderança global no setor

Maior produtora de aço do Brasil e líder global no setor, a ArcelorMittal tem cerca de 127 mil funcionários no mundo, sendo 20 mil no Brasil. Suas unidades industriais no país estão distribuídas por oito estados e têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto.

Além do setor siderúrgico, a empresa atua na geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação. Foi a primeira companhia das Américas a obter certificação pelo ResponsibleSteel, um dos selos mais reconhecidos em ESG no mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.