Viatura da PM faz zigue-zague e quase derruba moto em SP. Veja vídeo

São Paulo — Uma viatura da Polícia Militar (PM) foi filmada fazendo zigue-zague e impedindo a ultrapassagem de motociclistas na Avenida 23 de Maio, sentido zona sul de São Paulo. No vídeo divulgado nas redes sociais, o carro da PM, modelo Toyota SW4, aparece fazendo manobras bruscas e quase derrubando um motociclista.

Imagens gravadas por um garupa de uma motocicleta que viralizaram nesta segunda-feira (31/3) mostram o veículo impedindo a ultrapassagem de um grupo de motoqueiros. As motos buzinam e tentam avançar pela via, mas são fechadas pelo policial.

Veja vídeo

A gravação viralizou nas redes sociais e internautas questionaram a atitude do condutor da viatura. “Alguém sabe para que serve a Polícia Militar?”, ironizou um espectador.

Em outra comentário, um usuário criticou a ação e reforçou o risco das manobras. “Com certeza, esses policiais não estão interessados em cumprir com o trabalho deles e sim em machucar alguém”, escreveu.

Procurada pelo Metrópoles, a Polícia Militar não justificou a atitude dos policiais. O espaço segue aberto.

Manobra de segurança

De acordo com manual técnico da polícia, o zigue-zague é adotado em situações de cortejos fúnebres, procissões religiosas, desfiles e formações militares. A manobra é recomendada para fazer com que os condutores dos veículos que trafegam atrás dos agentes reduzam a velocidade.

Os policiais são recomendados a fazerem uso da sirene, giroflex, sinais de mão e manobras defensivas com o carro. Em último caso, o disparo de arma de fogo é permitido aos agentes.

A ultrapassagem do bloqueio também é considerada uma infração de trânsito leve, conforme o Art. 205 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O código assegura que é proibido ultrapassar veículos que integrem o comboio — salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes. Além da pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a ação é passível de multa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.