SP: mães de crianças em creches terão ônibus gratuito. Veja como usar

São Paulo — Começa nesta segunda-feira (31/3) o programa Mamãe Tarifa Zero, que dá gratuidade no transporte público a responsáveis por crianças matriculadas na rede municipal da capital paulista.

Serão beneficiados os responsáveis legais pelas crianças de até 4 anos — podendo ser mãe, pai, avós ou tios, entre outros — que morem a mais de 1,5 quilômetro da creche e que a família esteja registrada no CadÚnico.

A gratuidade não valerá para crianças atendidas pelo Transporte Escolar Gratuito ou que o responsável tenha mais de 60 anos ou Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência.

O responsável deve consultar se tem direito ao benefício neste site e solicitar o Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero. O novo cartão será entregue no endereço escolhido em até dez dias. Os créditos serão disponibilizados para viagens de ida e volta da creche, de acordo com a quantidade de dias letivos de cada mês, e deverão ser carregados mensalmente.

O bilhete deverá ser carregado em qualquer máquina de recarga disponível nos terminais, estações e nos ônibus. O saldo não utilizado no mês irá expirar.

O programa custará R$ 38 milhões por ano e a estimativa inicial é de que cerca de 15 mil pessoas sejam beneficiadas. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que o investimento “entra no contexto do subsídio”.

“A gente tem hoje o transporte coletivo como uma grande parte do subsídio, a gente entende que é importante incentivar o transporte coletivo e desincentivar o transporte individual”, disse Nunes, durante inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Beatriz Nascimento, na Vila Mazzei, zona norte de São Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.