Diabetes: médico lista melhores alimentos para regular a glicose

O diagnóstico de diabetes acompanha a necessidade de diversas mudanças na rotina, principalmente em relação a atividades físicas e a alimentação. Manter uma dieta equilibrada é crucial no controle da doença, que afeta a capacidade do corpo de regular os níveis de glicose no sangue.

A diabetes ocorre quando o corpo tem dificuldades para produzir ou secretar insulina, um hormônio que o pâncreas deveria liberar para regular a glicose no sangue. O médico Arthur Feltrin destaca que a alimentação é um ponto fundamental no tratamento da doença crônica e sem cura.

“Uma alimentação saudável e bem controlada ajuda no controle do perfil glicêmico e auxilia na redução do risco de complicações associadas ao Diabetes Mellitus (DM), como cardiopatias e problemas renais crônicos, além de ajudar a controlar a pressão arterial e o colesterol”, destaca Feltrin.

A alimentação também é uma ferramenta importante no controle de peso de pacientes com diabetes.

Adolescente com diabetes tipo 1 usa um glicosímetro caseiro para testar seus níveis de açúcar no sangue. Metrópoles
Pessoas com diabetes devem sempre monitorar os níveis de glicose no sangue, seguir uma alimentação adequada e praticar atividades físicas

Melhores alimentos para pessoas com diabetes

De acordo com Feltrin, alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes tendem a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue.

Entre as opções recomendadas pelo médico, estão ovo, brócolis, espinafre, chia e lentilha. O profissional da área saúde também indica frutas com baixo índice glicêmico, como abacate, pera, kiwi, limão e mirtilo.

4 imagens

O ovo cozido é o mais saudável

O espinafre é fonte de magnésio
O kiwi oferece vitaminas
1 de 4

O abacate é rico em gorduras boas

Getty Images

2 de 4

O ovo cozido é o mais saudável

Pexels

3 de 4

O espinafre é fonte de magnésio

Getty Images

4 de 4

O kiwi oferece vitaminas

Alto Astral/Reprodução

Arthur Feltrin indica, ainda, criar uma estratégia de consumo de proteínas para melhorar a saciedade e reduzir o consumo de glicose.

Outro lembrete do médico é sempre optar por opções naturais, sem conservantes e sem açúcares possíveis.

Por fim, vale o lembrete: pacientes com a condição devem manter um acompanhamento personalizado e especializado para que não haja complicações relacionadas à doença.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.