Retome sua educação de forma acessível e gratuita com o SEJA

Vagas limitadas: Senac e MTur oferecem qualificação gratuita!

A Fundação Roberto Marinho, em colaboração com o Instituto Equatorial, lançou um curso online e gratuito chamado SEJA. O objetivo é apoiar aqueles que interromperam seus estudos e desejam completar a educação básica ou expandir suas oportunidades educacionais e profissionais. O curso começa nessa segunda-feira, dia 31, e é acessível a todos que buscam retomar sua trajetória educacional.

Em 2024, um expressivo número de 90% dos participantes que responderam ao questionário de avaliação do SEJA alcançou aprovação em pelo menos uma área de conhecimento ou obteve a pontuação necessária para o diploma. As aulas são realizadas em salas virtuais, permitindo acesso até mesmo por celular, oferecendo flexibilidade para conciliar estudos com outras responsabilidades.

Como o curso SEJA opera?

O curso SEJA adota a matriz curricular do Encceja e do Telecurso, uma metodologia educacional da Fundação Roberto Marinho que já ajudou 1,7 milhão de jovens e adultos a concluir a educação básica ao longo de mais de três décadas. Os alunos têm à disposição professores para esclarecer dúvidas, mas é recomendado que acompanhem as aulas desde o início para evitar o acúmulo de conteúdo.

O curso é uma resposta aos desafios enfrentados por aqueles que precisam equilibrar trabalho, estudos e responsabilidades domésticas. A flexibilidade do curso é um dos seus pontos fortes, permitindo que os alunos acessem o conteúdo a qualquer momento e de qualquer lugar.

Retome sua educação de forma acessível e gratuita com o SEJA
Estudante universitária – Créditos: depositphotos.com / robeo123

Quem pode participar do SEJA?

O curso é aberto a jovens e adultos que não completaram seus estudos na idade adequada. Isso inclui residentes no exterior e pessoas privadas de liberdade. A idade mínima para inscrição é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, devendo ser completada até a data da prova.

As inscrições podem ser feitas no site oficial, e as aulas começam em 31 de março. O acesso é gratuito e pode ser feito por dispositivos móveis, oferecendo uma solução prática para quem busca concluir sua educação básica.

Quais são os detalhes das provas do Encceja?

O Encceja, exame que busca a certificação de ensino, é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação de até 30 linhas. O formato da redação é dissertativo-argumentativo, semelhante ao utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ensino Fundamental: Ciências naturais; Matemática; Língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação; História e geografia.
Ensino Médio: Ciências da natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; Ciências humanas e suas tecnologias.

Para obter o certificado, é necessário alcançar no mínimo 100 pontos em cada prova, em uma escala de 60 a 180. Na redação, a nota deve ser igual ou superior a 5.

O post Retome sua educação de forma acessível e gratuita com o SEJA apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.