Cidade de SP onde Bolsonaro cresceu escolhe prefeito neste domingo

São Paulo — Moradores da cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, vão às urnas neste domingo (6/4) para escolher o novo(a) prefeito(a) do município. Há algumas décadas atrás, um desses eleitores seria o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cresceu no município localizado no Vale do Ribeira.

O município ficou conhecido como a cidade de Bolsonaro: “A terra que me acolheu, que me projetou para o Brasil e para o mundo. Eldorado mora no meu coração”, disse o presidente Jair Bolsonaro (PL) em discurso feito numa praça da cidade em 2019. “Devo muito da minha vida a essa pequena-grande Eldorado”.

Apesar de ter nascido em Glicério, no noroeste paulista, Bolsonaro viveu em Eldorado durante o período de formação educacional: da infância aos 18 anos de idade, entre as décadas de 1960 e 1970.

O novo pleito de Eldorado faz parte das eleições suplementares aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em 20 de fevereiro.

No caso do município, as eleições foram remarcadas após o registro de candidatura de Elói Fouquet, da coligação Novos Rumos (Cidadania, PSDB e PDT), ser indeferida pela justiça eleitoral.

Ele concorreu à prefeitura municipal tendo como candidato a vice-prefeito Walter Mâncio Júnior. A chapa acabou vencedora com 2.422 votos (30% dos votos válidos).

A Justiça eleitoral reconheceu a inelegibilidade de Fouquet por conta de uma condenação por ato doloso de improbidade administrativa. De acordo com o órgão, a conduta do candidato “importou dano ao erário [cofres públicos] e enriquecimento ilícito de terceiro”. A decisão foi mantida pelo Tribunal Superior (TSE) em dezembro do ano passado.

A cidade tem mais de 11 mil eleitores e conta com 50 seções eleitorais distribuídas 18 locais de votação. Os votantes terão até às 17h da tarde para votar e as mesmas regras do período eleitoral comum serão aplicadas na data.

As chapas que concorrem à Prefeitura de Eldorado são:

  • Doutor Galindo (PSD / prefeito) e Robson (Republicanos / vice-prefeito)
  • Dra. Débora (PT / prefeita) e Nazil Fouquet (PSDB / vice-prefeito)
  • Prof. Noel Castelo (Solidariedade / prefeito) e Prof. Joel (União / vice-prefeito)

Mais eleições

Outra cidade com novas eleições neste domingo é Neves Paulista. No caso do município, a repetição acontece após a candidatura de Reginaldo Paulino da Silva, da coligação Renova Neves (Podemos, PL e União Brasil) ter sido indeferida. O candidato concorreu ao cargo de prefeito da cidade e venceu com 38,55% do votos válidos.

Segundo o TRE-SP, Reginaldo foi condenado por furto qualificado privilegiado. A Pena foi cumprida em 16/4/2020, motivo pelo qual configurou-se a inelegibilidade, visto que o candidato precisa de oito anos após o cumprimento da pena.

A cidade tem mais de 7 mil eleitores e conta com 22 seções eleitorais distribuídas por quatro locais. A eleição vai até às 17h.

As chapas que disputam a eleição de Neves Paulista são:

  • Kiko Rossali (PL / prefeito) e Hélio Carvalho (Podemos / vice-prefeito)
  • Betinho Milani (PSD / prefeito) e Sirlei Maria da Costa (PSD / vice-prefeita)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.