Principal índice acionário da Europa desaba ao menor nível em 16 meses

Em mais um dia de pânico nos mercados, em meio à escalada da guerra comercial deflagrada pelos Estados Unidos, o principal índice acionário da Europa operava em forte baixa nesta segunda-feira (7/4), refletindo as incertezas e temores dos investidores.

Por volta das 10h10 (pelo horário de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne ações de 600 empresas europeias listadas em bolsas, caía 4,28%, aos 475 pontos.

Trata-se da mais baixa pontuação do indicador em 16 meses. É o quarto recuo consecutivo do Stoxx 600, que está a caminho da maior queda diária desde a pandemia de Covid-19.

Bancos e defesa afundam

O setor bancário registrava fortes perdas no pregão desta segunda, com o Commerzbank e o Deutsche Bank recuando 10,7% e 10%, respectivamente.

Os investidores também estavam vendendo ações de empresas fabricantes de armas, que vinham registrando forte valorização desde o início do ano diante da perspectiva de aumento de gastos com defesa.

Os papéis da fabricante de tanques Rheinmetall tombavam 10%, enquanto a Hensoldt, a Rheinmetall e a Renk tinham perdas que variavam entre 8% e 12%.

Retaliação

Na União Europeia (UE), devem ser aprovadas as primeiras medidas de retaliação aos EUA, com tarifas sobre produtos norte-americanos que podem chegar a US$ 28 bilhões.

O bloco europeu foi alvo de tarifas de importação de 25% sobre aço, alumínio e automóveis, além das chamadas tarifas “recíprocas” de 20% para quase todos os outros produtos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.