Blumenau vai debater em audiência pública Plano Municipal de Educação Especial

O vereador de Blumenau, Gilson de Souza (UNIÃO), protocolou um pedido para fazer uma audiência pública e discutir a criação de um Plano Municipal de Educação Especial.

A iniciativa busca garantir que o município tenha diretrizes claras e inclusivas para atender estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Imagem mostra alunos dentro de sala de aula escrevendo em folhas. Blumenau vai debater em audiência pública Plano Municipal de Educação Especial

Audiência pública vai discutir criação de um Plano Municipal de Educação Especial em Blumenau  – Foto: CDC/Unsplash/ND

A audiência sobre a Educação Especial será realizada no dia 28 de abril, às 19h, na Câmara Municipal de Blumenau. Ela será aberta ao público.

De acordo com o vereador, essa é uma demanda antiga da comunidade, “principalmente de mães atípicas, professores da educação especial e profissionais da área”.

Vereador defende fim do improviso da Educação Especial

Conforme o vereador, a ideia de propor um Plano Municipal da Educação Especial em Blumenau surgiu da escuta das famílias e profissionais da área.

“São eles que vivem, sentem e enfrentam os desafios todos os dias. Blumenau precisa parar de improvisar quando o assunto é inclusão. A gente precisa de um plano claro, com metas, prazos e responsabilidade por respeito às nossas crianças e famílias”, explica.

Semed confirmou presença na audiência

A reportagem entrou em contato com a Semed (Secretaria Municipal da Educação), que informou que dos 38.807 alunos da rede de ensino municipal, 2.580 estudantes são atendidos pela Educação Especial.

Além disso, a Semed confirmou já ter conhecimento sobre a reunião e garantiu que vai participar, tendo, também, um tempo de fala sobre o trabalho realizado em Blumenau.

Em nota, a secretaria também ressaltou as diversas atividades oferecidas na cidade para pessoas com deficiência como, por exemplo, professor de apoio e atendimento especializado, e diz garantir aos estudantes da Educação Especial os mesmos direitos dos demais alunos.

“Todas as ações fazem parte da Política da Educação Especial da Rede Pública Municipal de Ensino, que será elaborada por meio da constituição de uma comissão que envolverá representantes de diversos setores”.

Veja quais serão os principais temas debatidos na audiência

  • Formação continuada e obrigatória para os profissionais da educação;
  • Aumento no número de professores de apoio e AEE (Atendimento Educacional Especializado);
  • Infraestrutura adequada e acessível nas escolas;
  • Transporte escolar mais inclusivo;
  • Acompanhamento individualizado e construção de políticas públicas com participação da comunidade PCD (Pessoa com Deficiência).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.