Europa em alerta: Itália reforça vigilância contra Mpox!

Na última sexta-feira, 16 de agosto de 2024, o governo da Itália informou sobre o reforço da rede de vigilância contra a mpox, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) havia declarado a doença como uma emergência internacional, mas as autoridades italianas garantem que a situação está “sob controle”.

Mara Campitiello, chefe do departamento de prevenção do Ministério da Saúde, esclareceu que foram ativados “canais operacionais” com a Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) e o Instituto Superior da Saúde (ISS) para desenvolver estratégias de contenção de riscos caso ocorra alguma alteração no cenário atual.

Europa em alerta: Itália reforça vigilância contra Mpox! | Reprodução: Flickr

Como a Itália está lidando com a Mpox?

De acordo com Campitiello, a Itália está investindo na melhoria da rede de vigilância diagnóstica em todo o território nacional para melhor monitorar e conter possíveis surtos. Ela afirmou que, embora esteja sob controle, a nova cepa mais agressiva, Clade I, ainda não foi registrada no país.

“Estamos reforçando a rede de vigilância diagnóstica em todo o território nacional”, disse Campitiello, ao destacar que a situação epidemiológica na Itália está “sob controle”. Isso se deve ao fato de não haver casos confirmados da nova cepa.

O que é Mpox?

A mpox é uma doença viral que pode ser transmitida por gotas de saliva, contato com fluidos corporais e lesões cutâneas, além de ser possível a transmissão durante relações sexuais. Os sintomas são semelhantes aos da varíola humana, como febre, dores musculares e o surgimento de bolhas na pele.

  • Transmissão: Contato direto com fluidos corporais e lesões cutâneas.
  • Sintomas: Febre, dores musculares e bolhas na pele.

Quais medidas a Itália está tomando para prevenir a Mpox?

Para controlar possíveis surtos de mpox, a Itália está implementando várias medidas de prevenção e contenção:

  1. Reforço da vigilância diagnóstica: Melhoria na rede de vigilância em todo o país.
  2. Coordenação com órgãos de saúde: Colaboração com a Aifa e o ISS para estratégias de contenção.
  3. Estoque de vacinas: Manter um estoque nacional de vacinas suficiente para emergências.

Essas medidas demonstram o compromisso e a proatividade do governo italiano na prevenção e controle da mpox, garantindo a segurança e saúde da população.

O post Europa em alerta: Itália reforça vigilância contra Mpox! apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.