Simplex é liberada, mas Ipespe é proibido de divulgar pesquisa para a Prefeitura de Caruaru

Foto: Elvis Edson

Em decisão emitida por volta das 14h30 desta segunda (19), o juiz eleitoral Elias Soares da Silva concedeu a liminar solicitada pelo jurídico da campanha do candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), para que a pesquisa do Ipespe, contratada pela Folha de Pernambuco, fosse proibida de ser divulgada.

A ação foi protocolada na sexta (16), junto a outro pedido com o mesmo objetivo, contra o instituto Simplex. Neste outro caso, a liminar foi negada pelo mesmo juiz e a pesquisa poderá ser divulgada na próxima quinta (22).

Já no caso do Ipespe, o jurídico de Rodrigo apontou como irregularidade o fato de o questionário conter perguntas sobre a avaliação e apoio dos governos estadual e federal, o que, segundo a equipe, pode influenciar o entrevistado. O argumento foi aceito e o responsável 106ª Zona Eleitoral proibiu que a pesquisa seja divulgada na Folha de Pernambuco ou qualquer outro meio.

“A sua circunscrição está limitada à eleição para o cargo de Prefeito da cidade de Caruaru/PE, mas o seu objeto alcança indagações acerca a avaliação e apoiamento de lideranças regionais e nacionais, e num primeiro momento, observo que a indicação e avaliação alusivos a cargos diferentes do objeto da pesquisa, tem possível condão de confundir o entendimento do eleitor, desviando a atenção da finalidade da consulta e podendo induzir o posicionamento do eleitor”, diz um juiz num primeiro momento.

“Assim, dos argumentos relatados, evidencia-se a plausibilidade do direito, porquanto o representado objetiva a publicação de pesquisa, com elementos informativos e com indagações que desvirtuam o escopo da pesquisa, estando, portanto, em desacordo com a descrição da legislação de regência”, completou o magistrado na decisão.

O post Simplex é liberada, mas Ipespe é proibido de divulgar pesquisa para a Prefeitura de Caruaru apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.