Consumo de eletricidade registra recorde no primeiro trimestre

O Boletim Trimestral da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgou nesta segunda-feira (24), que no primeiro trimestre deste ano, o consumo de eletricidade no Brasil subiu 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela classe residencial, que registrou um aumento de 12,3%, e pela classe comercial, com uma alta de 8,4%. A classe industrial também contribuiu para o desempenho positivo, apresentando um crescimento de 3,8% no período.

Os números destacam que as classes comercial e residencial atingiram os maiores valores trimestrais desde o início da série histórica da EPE em 2004, com consumos de 26.942 gigawatts-hora (GWh) e 46.242 GWh, respectivamente. Na indústria, o consumo de energia elétrica chegou a 46.200 GWh, refletindo uma retomada gradual da atividade econômica.

Entre as regiões do país, o Norte se destacou com a maior alta no consumo de energia, registrando um crescimento de 10,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A região Sudeste seguiu com um aumento de 9%, enquanto o Sul teve um incremento de 8,6%. No Centro-Oeste, o consumo subiu 7,5% e no Nordeste, 5,8%.

Esses dados ressaltam a crescente demanda por energia elétrica no país, refletindo tanto o aumento da atividade econômica quanto as mudanças nos hábitos de consumo da população.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.