INSS Informa Golpe Usando o BPC! Entenda

A utilização de esquemas fraudulentos para enganar idosos, especialmente aqueles em condição de vulnerabilidade financeira, é uma prática cada vez mais comum. Recentemente, um novo tipo de fraude foi identificado envolvendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), gerando preocupações e medidas urgentes por parte de autoridades competentes.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criminosos têm abordado idosos utilizando o BPC/Loas como isca. As abordagens são feitas, principalmente, por meio de mensagens de SMS ou WhatsApp, nas quais os fraudadores solicitam pagamentos indevidos para liberação do auxílio.

O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas)?

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Reprodução : Internet

O BPC/Loas é um programa de assistência social gerenciado pelo INSS que garante a transferência de um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que comprovem não possuir meios de prover a própria mantença ou de tê-la provida por sua família. Para receber o benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e comprovar a condição de baixa renda.

Como os Golpistas Operam?

Os golpistas contactam as vítimas alegando que elas têm direito ao benefício e marcando encontros para a suposta liberação dos valores. No entanto, exigem um pagamento prévio que pode ultrapassar os R$ 400, alegando ser necessário para agilizar o processo. Tal cobrança é absolutamente ilegítima e contrária aos procedimentos do INSS.

A denúncia deste esquema partiu de um servidor da Previdência Social de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, após notar atividades suspeitas envolvendo intermediários que se cadastravam como procuradores de idosos. O alerta levou a uma investigação que descobriu múltiplos procuradores cadastrados para um único beneficiário, fato que foi prontamente comunicado à Polícia Federal.

Como se Proteger desses Golpes?

  • Nunca faça pagamentos para liberar benefícios do INSS.
  • Desconfie de mensagens que solicitem dados pessoais e não responda a contatos não oficiais.
  • Utilize somente os canais da Previdência Social, como o site ou app Meu INSS, e o contato 135.
  • Mantenha seus dados de contato atualizados apenas pelos canais oficiais.

Por fim, é essencial que os cidadãos estejam sempre atentos e denunciem qualquer tentativa de fraude. O INSS incentiva que todos os procedimentos e comunicações sejam realizados pelos seus canais oficiais para prevenir contratempos e proteger as informações dos beneficiários.

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