“Não estamos aqui de férias”, diz chefe da natação do Brasil em Paris

Os atletas da natação Gabriel Santos e Ana Carolina Vieira deixaram a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira (26/7), dia da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Os dois, que são um casal, foram até a Torre Eiffel, tiraram fotos e publicaram as imagens nas redes sociais.

Em coletiva à imprensa, o chefe da natação do Brasil em Paris, Gustavo Otsuka, disse que descobriu que os atletas haviam deixado a Vila justamente pelas postagens que Ana Vieira fez em seu perfil numa rede social, algo “não condizente com a missão em Paris”, destacou.

“A gente não está aqui brincando nem tirando férias. Estamos aqui trabalhando, e trabalhando pelo Brasil. A gente não pode brincar aqui. Quando acabarmos a nossa missão, é uma outra história, mas enquanto estivermos aqui, devemos focar”, avaliou.

Otsuka explicou que todos os atletas devem cumprir um código de conduta, respeitando horários de entrada e saída, que podem variar a cada dia, e precisam de uma autorização prévia para deixar a Vila Olímpica, “por questões de segurança”.

“Com isso, de comum acordo com os membros da comissão técnica da modalidade, com o chefe da equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas”, diz o comunicado da confederação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ana Vieira (@_anavieeiraa)

Ainda de acordo com a CBDA, por ter contestado a punição de “forma desrespeitosa e agressiva”, a nadadora Ana Vieira foi expulsa da Olimpíada. Ela deixa a Vila Olímpica na tarde deste domingo e retorna imediatamente para o Brasil.

A confederação ainda avalia qual nadadora será escolhida para ficar no lugar da competidora excluída na equipe feminina. A selecionada irá disputar o revezamento 4 x 200 livre na próxima quarta-feira (1°).

Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência, mas segue com a delegação brasileira, que agora contará com 17 dos 18 atletas relacionados para as provas da natação em Paris.

Leia mais notícias no RFI, parceiro do Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.