Nikolas Ferreira elogia Zanin por atuação no STF: “Não é autoritário”

Deputado bolsonarista, Nikolas Ferreira (PL-MG) elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin, que chegou ao cargo por indicação de Lula. Em entrevista à coluna, o parlamentar criticou o fato de o magistrado ser ex-advogado do petista, mas disse que Zanin não tem uma postura “autoritária”, adjetivo usado pelo congressista para se referir a outro ministro: Alexandre de Moraes.

“Só apoiarei candidatos ao Senado que se comprometam com o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e do Luís Roberto Barroso, por exemplo. Há algumas exceções, o ministro Zanin é técnico, tem se demonstrado uma pessoa sem o mesmo perfil autoritário de Moraes. (…) Tenho a capacidade de reconhecer o trabalho dele, [embora] a indicação de um advogado [de Lula] para o STF é complicada, imoral. Zanin não tem uma atuação autoritária”, afirmou Nikolas.



“Ele já tomou algumas decisões técnicas e jurídicas boas. Para mostrar que não sou um cara que, só porque o PT indicou, vou falar mal. Nunca tive contato com ele, mas não tenho bloqueio em falar com ninguém”, completou o parlamentar. Nikolas citou o voto de Zanin contra a descriminalização do porte de maconha como um ponto positivo.

Atualmente, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro tenta avançar com o impeachment de ministros do STF. O partido, apesar de ter a segunda maior bancada do Senado, não tem força para impor essa pauta, que não encontrou espaço na gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e também não deve ser levada adiante com Davi Alcolumbre (União-AP) à frente da Casa.

Por isso, o foco do PL para 2026 será eleger 30 senadores. O partido acredita que essa bancada, aos demais senadores de direita que estão em outras siglas aliadas, terá força para impor o impeachment dos ministros a partir de 2027.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.