02 de abril: Dia Mundial da conscientização do autismo

Foto: Arquivo Pessoal/Mari Costa/Abre Olho Notícias

“Informação gera empatia, empatia gera respeito”. Com esse lema, o Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, chama a atenção para a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e particularidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a mensagem principal é clara: autistas merecem amor, respeito e oportunidades como qualquer outra pessoa. A inclusão não é um favor, mas um direito, e cada atitude de acolhimento contribui para um futuro onde a diversidade seja reconhecida e celebrada.

A porta de entrada para investigar e chegar ao diagnóstico do TEA é pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência do paciente. A partir daí, iniciam-se os atendimentos e encaminhamento para o serviço terapêutico e/ou especializado de reabilitação da macrorregião de saúde a que o paciente pertence.

Foto: Arquivo pessoal/ Mari Costa

Uma comissão técnica estadual trabalha para ampliar o diagnóstico e o atendimento em 2025, com o objetivo de melhorar a cobertura e a qualidade dos serviços. A proposta é fortalecer ainda mais a estrutura de atendimento com a criação da Política Catarinense para Pessoas com TEA, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

“O autismo não tem idade para ser diagnosticado, e todos merecem acesso a tratamento e inclusão”, reforça Jaqueline Reginatto, gerente de Habilitações e Redes de Atenção da SES. Com a nova linha de cuidado e a expansão dos serviços, Santa Catarina avança no acolhimento e no respeito às diferenças.

O post 02 de abril: Dia Mundial da conscientização do autismo apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.