Ministros veem “vitória” de Lula em tarifa de 10% imposta por Trump

Ministros do governo Lula comemoraram, nos bastidores, a tarifa linear de 10% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos anunciada nesta quarta-feira (2/4) por Donald Trump.

Entre as tarifas anunciadas por Trump, a imposta para o Brasil foi a mais baixa, junto com os percentuais também impostos para países como Reino Unido, Colômbia, Cingapura, Chile, Austrália e Turquia.

4 imagens

1 de 4

Andrew Harnik/Getty Images

2 de 4

Andrew Harnik/Getty Images

3 de 4

Andrew Harnik/Getty Images

4 de 4

Chip Somodevilla/Getty Images

Na avaliação de ministros de Lula, o anúncio de Trump seria uma “vitória” do presidente brasileiro, sobretudo por acontecer mesmo dia em que a pesquisa Genial/Quaest trouxe notícias ruins para o petista.

O levantamento mostrou que a reprovação ao governo Lula cresceu sete pontos desde o final de janeiro, chegando a 56%, enquanto a aprovação caiu seis pontos, atingindo 41% — piores níveis desde o início do mandato.

“Esse anúncio do Trump é uma grande vitória para o Lula em meio a tanta notícia negativa”, avaliou à coluna um ministro do Palácio do Planalto.

Auxiliares de Lula lembram que a expectativa era de que as tarifas impostas ao Brasil fossem maior e creditam o percentual menor à articulação da diplomacia e do governo brasileiro junto a autoridades americanas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.