Surgiu uma pasta misteriosa ao atualizar o Windows? Não a apague

Nos últimos dias, muita gente tem notado o surgimento de uma pasta de nome “inetpub” no diretório C: do Windows 11 ou do Windows 10. Há quem tenha apagado essa pasta pensando que ela é um bug ou efeito da ação de um vírus, mas a própria Microsoft pede para que isso não seja feito.

A pasta “inetpub” surge após o sistema operacional receber as atualizações do Patch Tuesday de abril de 2025, que foram liberadas na semana passada. Como a Microsoft não soltou nenhum comunicado prévio a respeito dessa pasta, nada mais natural o seu surgimento repentino causar estranheza.

Essa pasta não é inédita. Talvez você já a tenha visto em algum computador com Windows. Trata-se de um diretório associado ao IIS (Internet Information Services), basicamente, uma ferramenta que permite hospedar páginas web no próprio PC.

O que tem contribuído para a confusão é o fato de essa pasta estar surgindo mesmo em máquinas que não têm o ISS ativado. Diante disso, o Windows Latest pediu explicações à Microsoft.

A companhia confirmou que a pasta é criada de modo intencional, mesmo em instalações do Windows sem o ISS ativado.

Por que a pasta “inetpub” não deve ser apagada?

De acordo com a Microsoft, a pasta “inetpub” surge como parte da correção da falha de segurança CVE-2025-21204, que permite que links simbólicos sejam manipulados de modo a permitir que arquivos ou pastas do computador sejam acessados e modificados por invasores.

A companhia complementa:

Após instalar as atualizações listadas na tabela de Atualizações de Segurança do seu sistema operacional, uma nova pasta %systemdrive%inetpub será criada no seu dispositivo.

(…) Esta pasta não deve ser excluída, independentemente de o Internet Information Services (IIS) estar ativo no dispositivo de destino. Esse comportamento faz parte das mudanças que aumentam a proteção e não exige nenhuma ação dos administradores de TI e de usuários finais.

Caso a pasta já tenha sido apagada, a Microsoft recomenda ativar o ISS no computador para restaurá-la, de modo a não deixar o sistema desprotegido.

O detalhe mais curioso é que, normalmente, a pasta em questão fica vazia. A Microsoft não explicou o porquê de ela ser necessária, mesmo não havendo nenhum arquivo dentro dela.

Surgiu uma pasta misteriosa ao atualizar o Windows? Não a apague

Adicionar aos favoritos o Link permanente.