Saiba quais são as melhores cidades para se viver no mundo; Veja ranking

O relatório The Global Liveability Index 2024 (Índice Global de Habitabilidade 2024, em tradução livre) destacou Viena, na Áustria, como a melhor cidade do mundo para se viver. A capital austríaca obteve a pontuação máxima em quatro das cinco categorias avaliadas e liderou o ranking pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com a Economist Intelligence Unit, divisão de pesquisas da revista The Economist, Viena ainda tem potencial para melhorar sua nota na categoria de cultura e meio ambiente. O relatório aponta que a ausência de grandes eventos esportivos é o motivo para a nota não ter sido a máxima nessa categoria.

A Europa Ocidental destaca-se por apresentar os melhores indicadores de habitabilidade. Cidades como Copenhague (Dinamarca), Zurique e Genebra (Suíça) estão entre as dez melhores do mundo. Apesar dos conflitos geopolíticos e das crises no mercado imobiliário, houve melhorias nos indicadores de saúde e educação.

Na América do Norte, as maiores notas foram atribuídas à educação. Contudo, a crise imobiliária resultou na queda de Vancouver (Canadá) no ranking e na saída de Toronto (Canadá) do top 10, de acordo com informações do Poder 360.

As 10 Melhores Cidades para se Viver no Mundo:

  1. Viena, Áustria
  2. Copenhague, Dinamarca
  3. Zurique, Suíça
  4. Melbourne, Austrália
  5. Calgary, Canadá
  6. Genebra, Suíça
  7. Sydney, Austrália
  8. Vancouver, Canadá
  9. Osaka, Japão
  10. Auckland, Nova Zelândia

São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus são as cidades brasileiras incluídas no índice, com pontuações entre 60 e 80. Isso indica que, embora haja fatores negativos que afetam a vida diária, as condições de vida são, em geral, boas. Na América Latina e no Caribe, Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile) receberam as maiores notas, todas acima de 90.

Entre as cidades com as piores notas estão Damasco (Síria) e Trípoli (Líbia), devido aos anos de guerra civil enfrentados por ambas.

A estabilidade foi o fator que mais decaiu na lista geral, principalmente por conta do aumento dos protestos na Europa Ocidental. A maior queda individual foi registrada por Tel Aviv (Israel), que perdeu 20 posições devido ao conflito com o Hamas.

Índice Global de Habitabilidade

O índice avaliou as condições de vida de 173 cidades ao redor do mundo entre 12 de fevereiro e 17 de março. O objetivo é mostrar o quão confortáveis são os locais, utilizando 30 indicadores divididos em cinco categorias: estabilidade, infraestrutura, saúde, educação e cultura e meio ambiente. Cada cidade recebe uma pontuação que varia de 1 (intolerável) a 100 (ideal).

O post Saiba quais são as melhores cidades para se viver no mundo; Veja ranking apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.