Nova diretoria do Banco de Alimentos de Santa Catarina assume com planos de expansão

O Basc (Banco de Alimentos de Santa Catarina) empossou ontem a nova diretoria para o triênio 2025-2027. A cerimônia, realizada no Complexo Fiesc/Sesi, em São José, reuniu representantes de instituições parceiras e voluntários, reforçando a importância do trabalho da entidade no combate à fome no Estado. O presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, esteve presente na posse. A empresa é parceira do Banco de Alimentos.

Em 2024, Banco de Alimentos arrecadou 120 toneladas de produtos, entregues a 120 organizações da sociedade civil – Foto: Divulgação/ND

Entre os planos da nova gestão está a expansão da rede para cidades como Jaraguá do Sul, Tubarão e Chapecó. O novo presidente do Basc, Sandro Volpato Faria, destacou o compromisso da organização com a erradicação da fome e a segurança alimentar.

“O Banco de Alimentos só se concretiza graças ao trabalho coletivo. Sinto-me privilegiado por estar aqui e agradeço ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul pelo apoio fundamental no início do nosso projeto, com a doação de dez toneladas de alimentos”, afirmou.

Sandro Volpato Faria assumiu a presidência do Basc – Foto: Divulgação/ND

O presidente do Conselho de Administração do Basc, Jaime Ziliotto, relembrou a trajetória da entidade, iniciada em 2020 com inspiração no Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, fundado por Antônio Parizzi.

“O Rotary abraçou a ideia, depois vieram outros parceiros, e desde então trabalhamos para envolver toda a sociedade nesse projeto grandioso. Não se trata apenas de distribuir alimentos, mas também de levar conhecimento e conscientização”, explicou.

Antônio Parizzi, mentor do Basc, reforçou que a instituição é apartidária e tem como missão não só combater a fome, mas também evitar o desperdício de alimentos.

“A sociedade precisa assumir esse compromisso, seguindo normas e condutas empresariais para complementar o trabalho do governo. Distribuímos alimentos exclusivamente para entidades cadastradas e sérias, garantindo que cheguem a quem realmente necessita”, destacou.

Parcerias e solidariedade

A parceria entre o Basc e o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul se mantém desde a criação da unidade catarinense. Em janeiro deste ano, os gaúchos enviaram 500 cestas básicas a Santa Catarina após fortes chuvas que atingiram o Estado.

Jorge Luiz Bof, ex-presidente do Basc e agora vice-presidente 2, celebrou os avanços dos últimos três anos. “Arrecadamos mais de 120 toneladas de alimentos, distribuindo cerca de 4,5 toneladas por mês para mais de 120 entidades sociais cadastradas. Foram aproximadamente 412 mil refeições entregues a quem realmente precisa. Nossa responsabilidade social é enorme”, enfatizou.

Mesa da posse foi composta pelo presidente do Grupo ND, Marcello Petrelli, além de Cioney Giovanella, Sandro Volpato Faria, Jaime Ziliotto, Jorge Luiz Bof e Antônio Parizzi – Foto: Divulgação/ND

Sobre o Basc

O Banco de Alimentos de Santa Catarina busca promover a segurança alimentar e nutricional da população vulnerável por meio da captação, coleta, transporte e distribuição de alimentos. A meta da instituição é erradicar a fome e a insegurança alimentar no Estado em até dez anos, com um trabalho sólido e contínuo.

Seus princípios incluem nutrição prioritária, logística estruturada, colaboração integrada, comunicação eficiente e disseminação do conhecimento. A missão do Basc é atuar em conjunto com a sociedade civil, governos e empresas para garantir que os alimentos cheguem a quem mais precisa, restaurando a dignidade e a segurança alimentar da população vulnerável.

Apoiadores

A atuação do Basc conta com o apoio de diversas entidades instituidoras, que garantem a continuidade e a expansão de suas atividades. Entre os principais parceiros estão o Grupo ND, Rotary International, Feagro-SC (Federação das Empresas Agropecuárias de SC), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de SC), OAB Santa Catarina; ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), Fundação Hermon, NSC Comunicação e Unisul.

Nova Diretoria do Basc (2025-2027)

Diretoria Executiva Voluntária:

  • Presidente: Sandro Volpato Faria
  • Vice-Presidente 1: Renato Reis Odebrecht
  • Vice-Presidente 2: Jorge Luiz Bof
  • Diretor Financeiro: Antonio Carlos B. Goethe
  • Diretor de Marketing: João Vissirini
  • Diretor Técnico: Sônia Regina Lamego Lino
  • Diretor de Patrimônio: Elvira F. Roman Plentz
  • Diretor Jurídico: Felipe Boldo
  • Diretor de Operações: Mário Álvaro A. Veríssimo
  • Diretor de Benefícios: Amélia Silveira
  • Secretário: Reinaldo Chedid

Conselho Fiscal

  • Presidente: Sérgio Faraco
  • Diretor 1: Joaquim Nóbrega Jr.
  • Diretor 2: Rafael Novaes Prestes
  • Suplente 1: Antônio Marius Bagnati
  • Suplente 2: Evandro Badin
  • Suplente 3: Thiago Pereira Araújo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.